Segurança

Compre seu imóvel sem riscos

Cartilha lançada pelo Disque Denúncia e Conselho Regional de Corretores de Imóveis traz dicas de como fazer a negociação com segurança

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/08/2014 11:10 / atualizado em 28/08/2014 11:26 Diario de Pernambuco

Realizar o sonho da casa própria não é uma das tarefas mais fáceis. São meses de visitas a plantões de vendas, de conversas com corretores imobiliários e buscas por anúncios de construtoras. Além desses, a internet tem sido uma grande aliada na procura e na venda de imóveis. Mas, para que o processo de venda seja concluído com sucesso, certos cuidados devem ser tomados na hora de assinar o contrato.

A fim de orientar a população sobre os riscos da compra online e ainda mostrar a importância da supervisão de um corretor de imóveis ou de uma imobiliária nas negociações, o Disque Denúncia e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-PE), junto a outras entidades públicas e do mercado imobiliário, firmaram uma parceria e lançaram ontem a cartilha da campanha "Riscos na internet: como negociar seu imóvel com segurança."

O presidente do Creci-PE, Petrus Mendonça, pontua que a cartilha também tem como objetivo combater a facilitação da venda imobiliária e o falso corretor. "Recebemos cerca de 15 denúncias por mês, a maioria da capital. Com a cartilha vamos conseguir reduzir o número de pessoas que não estão habilitadas à venda e que induz o comprador ao erro", ressalta.

De acordo com a superintendente do Disque-Denúncia Pernambuco, Carmela Galindo, o trabalho é inédito no país. "Pernambuco saiu na frente. A partir de agora vamos conseguir colher mais dados, incentivar as denúncias, que ficam no anonimato, e evitar mais erros."

Caso a comercialização errônea seja feita por um corretor cadastrado no Creci, o órgão terá autonomia para punir o profissional. Mas, se a pessoa à frente do processo não for habilitada e ainda seja um falso proprietário, as denúncias serão encaminhadas para a Delegacia do Consumidor. "Alguns casos serão caracterizados como estelionato, sendo o suspeito julgado ainda por crime contra as relações de consumo. Se comprovado, a pena é de cinco anos de reclusão", informa o procurador do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Maviael Souza.

Saiba mais


8 dicas para fugir do golpe na internet

1. Desconfie de ofertas muito vantajosas;
2.Verifique se existe um corretor de imóveis ou imobiliária intermediando a transação;
3. Certifique-se se o imóvel possui matrícula no Cartório de Imóveis, requerendo Certidão de Propriedade e Ônus Reais. Se estiver em construção, exija o Memorial de Incorporação previamente registrado no cartório;
4. Visite o imóvel antes de assinar o contrato, realizando vistoria, de preferência, na presença de um corretor;
5. Conheça o escritório do corretor ou da imobiliária. Mantenha contato pessoal;
6. Exija o Contrato de Corretagem e a carteira profissional do corretor. Se houver dúvida, consulte o Creci;
7. Peça referência de outros negócios realizados pela internet;
8. Procure ofertas em sites cujas informações sejam fornecidas exclusivamente por corretores de imóveis.

Fonte: Disque Denúncia e Creci-PE

Tags: construção

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
02 de junho de 2017
12 de maio de 2017
13 de fevereiro de 2017
02 de fevereiro de 2017