Construção Civil

Pré-montado reduz tempo de obra

Sistema de pré-fabricados de concreto tem sido utilizado principalmente para grandes construções, como shopping centers e estaleiros

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/09/2014 09:14 / atualizado em 19/09/2014 12:36 Mariana Clarissa

Hotel Sheraton, no Paiva, produziu mais de 300 banheiros fora do estabelecimento - Hotel Sheraton, no Paiva, produziu mais de 300 banheiros fora do estabelecimento (HERATON/DIVULGAÇÃO)	
Hotel Sheraton, no Paiva, produziu mais de 300 banheiros fora do estabelecimento
A produção de partes de empreendimentos em canteiros externos já começa a se tornar comum. O método tem se tornado possível com o uso de sistemas pré-fabricados de concreto, que garantem obras mais rápidas e atestam a qualidade do produto. De acordo com especialistas do mercado imobiliário, os pré-montados são utilizados principalmente para grandes construções, como shoppings e estaleiros.

Guilherme Verissimo/Esp DP/DA Press.
O diretor do Sinduscon-PE, Geraldo Gusmão, pontua que além de diminuírem o tempo de obra, os pré-fabricados geram uma construção sustentável. "A obra se torna mais limpa, porque se evita a formação de entulhos no canteiro, que em linhas tradicionais representam 40% do que se produz nas obras. Já com os pré-moldados, o números pode chegar a 15%", afirma. No entanto, o presidente em exercício do Sinduscon, José Antônio de Simon, alerta: "O uso desse método só é economicamente vantajoso para construções em série."

Um exemplo está no Sheraton Reserva do Paiva, da Odebrecht. Na construção do empreendimento foram introduzidos na estrutura do projeto mais de 300 banheiros prontos. A instalação é feita com a ajuda de um guindaste que ergue e coloca o cômodo em uma plataforma móvel, levando até o local indicado. As redes elétrica e de esgoto são pré-montadas e é feita uma ligação durante a preparação.

De acordo com a Odebrecht, o tempo de obra é reduzido em pelo menos 30%. "Sem o sistema pré-fabricado, a obra seria realizada em 27 meses. Com o uso do sistema, foi reduzida em sete meses", pontua Fabiano Antunes, o responsável por engenharia da Odebrecht.

 

Além do Sheraton, projeto que teve investimentos do grupo português Promovalor, construção da Odebrecht e operação no Brasil da Starwood Hotels & Resorts Worldwide, no Novo Mundo Empresarial foram utilizadas escadas pré-moldadas de concreto e fachada unitizada. O empreendimento será entregue este mês.

 

Ficons

Guilherme Verissimo/Esp DP/DA Press.
Expostas na Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção (Ficons), que acontece até sábado, no Centro de Convenções, em Olinda, a T&A e a PDI são algumas das empresas que trabalham com pré-fabricados. Entre os empreendimentos atendidos por elas estão o Estaleiro Atlântico Sul e o Shopping RioMar, a cargo da T&A, e a Fiat, em Goiana, e Shineray, da PDI. De acordo com o diretor regional da T&A, Vitor Almeida, a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada tem aumentado a demanda do segmento. "Somados à comprovação da qualidade e à rapidez com o prazo de obras, os pré-fabricados só geram na gente a expectativa de crescimento nos próximos anos."

Tags: economia

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
02 de junho de 2017
12 de maio de 2017
13 de fevereiro de 2017
02 de fevereiro de 2017