As construtoras pernambucanas estão cada vez mais conectadas aos clientes. Nos últimos dois anos, com o advento de estratégias e instrumentos de marketing nas redes sociais, as empresas têm aperfeiçoado as ações nesses canais e afinado relações com o público.
Entre as ferramentas mais utilizadas, o Facebook lidera. Espécie de ponto de convergência de informações, a rede social de Mark Zuckerberg é o primeiro contato do público da internet com os produtos das construtoras, seguida pelo Instagram, YouTube, blogs e, mais recentemente, o WhatsApp.
Curtindo os bons frutos desse novo universo, Léo Fontes, diretor executivo da construtora Baptista Leal, destaca a eficiência das mídias digitais como forma de aproximação com o cliente. “Atingimos com muita rapidez e objetividade o nosso público-alvo”, comemora.
Maria Eduarda Dubeux, supervisora de Marketing da Moura Dubeux, conta que a estratégia adotada pela empresa nas redes sociais, como ações promocionais, dicas de decoração, parcerias com lojas especializadas e apresentação de lançamentos, têm fidelizado a relação com os clientes. “Temos feito um bom investimento nas redes, dialogando bem com o nosso público”.
A Odebrecht Realizações utiliza as redes como divulgação de seu posicionamento. “Aqui em Pernambuco, nós optamos por usar a ferramenta para mostrar nosso estilo de vida oferecido pela Reserva do Paiva e ideias sobre sustentabilidade”, explicou Carolina Tigre, gerente de Marketing da Odebrecht em Pernambuco.
Apesar de convicto de que navegar nestas redes é preciso, o mercado reconhece que esse universo ainda é um cenário desafiador, cuja linguagem precisa ser minimamente estudada, e não abre mão de usar as mídias tradicionais, como os jornais, rádio e TV. “Não podemos ignorar esses veículos porque apostamos muito num mix completo de informação envolvendo, inclusive, as redes sociais. O que diferencia é apenas o peso que nós damos a cada meio”, conclui Carolina Tigre.
A Queiroz Galvão, que utiliza a web para ampliar relacionamento, também reconhece a complexidade das redes, assim como outras empresas. “Exige muita dinâmica para atualizar as informações”, diz Mariana Wanderley, diretora Executiva da Pernambuco Construtora.