Decoração

Economia para uma reforma sustentável

Mesmo com orçamento apertado, em plena crise econômica, é possível dar uma repaginada na casa aproveitando o que se tem em mãos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/06/2015 11:31 / atualizado em 11/06/2015 11:44
Em tempos de necessidade de cortes de custos e altos preços do material de construção, fazer a reforma da própria casa exige planejamento, pesquisa e muita criatividade. Quem sugere são os principais especialistas em arquitetura e decoração, que apontam o melhor o caminho para a repaginada do lar em períodos das contas no amarelo: aproveitar ao máximo todos itens disponíveis.

Para Alexandre Fernandes, assessoria de profissionais capacitados é fundamental  - Ferreira Costa/Divukgação Para Alexandre Fernandes, assessoria de profissionais capacitados é fundamental
A melhor maneira de desenvolver uma obra mais sustentável e econômica é cumprir etapas importantes, como o planejamento e pesquisa, e não dispensar a assessoria de profissionais capacitados”, explica Alexandre Fenandes, trade de marketing da Ferreira Costa. Ele defende que os altos custos de uma obra se devem, em muitos casos, ao fato de o projeto ser executado no improviso. “Planejar implica em menos desgastes, menos impactos e descartes em uma obra”, alertou.

Um dos elementos de grande impacto é a reforma do piso. Para evitar todo o desperdício que é a desconstrução das cerâmicas, o especialista sugere a opção de piso sobre piso, que, colocando na ponta do lápis, sai mais em conta, garante um ambiente limpo e produz menos resíduos sólidos. “Além disso, tem a argamassa de sobreposição, os pisos laminados, que proporcionam mais agilidade no serviço”, disse.
Diante dos últimos reajustes na tarifa de energia elétrica, economizar tem sido a regra. E uma das formas para aliviar o consumo é redimensionar o ambiente, deixando-o mais iluminado naturalmente. “Essa sensação de luminosidade vem, muitas vezes, da tinta utilizada, que passa a sensação de que o local ficou mais largo”. Outra saídas apontada por Alexandre é trocar as lâmpadas incadescentes pelas de Led, que proporcionam uma economia de 90%.

Criatividade. Essa é a palavra-chave adotada por Alexandre para deixar uma reforma mais sustentável sem perder a elegância e a sofisticação. “Hoje, inúmeras ferramentas garantem essa repaginação com pouca mobilização, como o uso de papel parede, retoque de mobiliário e capas de almofada. Tudo isso ajuda a transformar o ambiente”, sugeriu o especialista, assegurando que uma reforma sustentável bemsucedida precisa atender aos requisitos fundamentais: “O que faz mudar o ambiente são alguns recursos. como cor, iluminação e criatividade”.

Tags:

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
02 de junho de 2017
12 de maio de 2017
13 de fevereiro de 2017
02 de fevereiro de 2017