Empreendedorismo

Arquitetura não é apenas projetos

Além de projetar, profissionais de arquitetura e design de interiores precisam entender de gestão de negócios

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/08/2015 15:55 / atualizado em 20/08/2015 16:11
Curso Arquitetos de Sucesso capacitou profissionais em aulas on-line e presenciais - Arquitetos de Sucesso/Divulgação Curso Arquitetos de Sucesso capacitou profissionais em aulas on-line e presenciais
Das pranchetas para os computadores. De simples celulares para smartphones. Do público leigo para clientes cada vez mais exigentes. O mercado de arquitetura e design de interiores mudou muito nos últimos anos. O incremento de uso de tecnologia nos projetos e a conectividade entre profissionais, clientes e fornecedores são alguns dos fatores que vêm transformando o setor. Atualmente, não basta ao profissional que trabalha nessa área estar treinado para projetar e solucionar espaços, é preciso que ele saiba administrar a profissão como um negócio e como algo que influencia diretamente no bem-estar da sociedade.

Relacionado a isso, há cada vez menos vagas para arquitetos e designers dentro das empresas, o que tem obrigado esses profissionais a abrir escritórios próprios. O problema é que nem todos sabem administrar seu negócio. Para a arquiteta Dani Magero, falta treinamentos ainda na faculdade. “Acredito que a univerdidade peca por não oferecer uma disciplina sobre empreendedorismo. O profissional sai treinado para projetar e solucionar espaços, mas não para administrar sua profissão”, destaca a arquiteta, informando que antes de montar um escritório, é preciso avaliar bem as possibilidades e definir a maneira como esse empreendimento será formado e consolidado, minimizando as chances de tropeços e fracassos.

Engenheira civil há vinte anos e designer de interiores há 18, Maria Júlia Faria acredita que o grande diferencial de um profissional está no fato de ele saber se colocar no mercado de maneira estratégica. “Já existe muita gente boa na área. Se você não procura um diferencial, é ultrapassado. É necessário se qualificar cada vez mais”, destaca.

Em parceria com o também arquiteto Bruno Capanema, Dani Magero criou um curso on-line voltado para os profissionais do setor. O Arquitetos de Sucesso (www.arquitetosdesucesso.com.br) é um treinamento digital que oferece uma ampla visão de negócio e noções de empreendedorismo. “Receber um treinamento de vendas e saber muito sobre marketing é fundamental para conseguir um negócio bom e duradorouro”, explica Dani. Para sustentar o negócio, também é importante ter um planejamento financeiro. “Nem todo o dinheiro que se ganha é lucro. O dinheiro precisa ser reinvestido para o escritório. É preciso sempre olhar à frente, buscando novos nichos de atuação e diferenciais para não ser surpreendido por mudanças do mercado ou tragado pela concorrência”, acrescenta. O curso conta ainda com palestras presenciais, como aconteceu no Recife esta semana, e workshops, que discutem temas envolvendo empreendedorismo e arquitetura.

Tags: imóveis,

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
02 de junho de 2017
12 de maio de 2017
13 de fevereiro de 2017
02 de fevereiro de 2017