Evento

Semana de Arquitetura discute construções de cidades

Acessibilidade, verticalização e mobilidade urbana são temas do evento que ocorre no campus Piedade da Faculdade dos Guararapes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/11/2015 11:58 / atualizado em 16/11/2015 16:12
"Da janela do meu ônibus" é uma posição desenvolvida no Instagram e Facebook
Começou hoje a Semana de Arquitetura da Faculdade dos Guararapes. Acessibilidade, verticalização e mobilidade do Recife são alguns dos temas que serão discutidos durante o evento, que segue até a próxima sexta-feira (20). O encontro é aberto ao público e acontece no campus Piedade da instituição de ensino.

O evento gratuito terá uma programação diversificada, envolvendo palestras, lançamentos de livros, exposições, minicursos e cineclube. “Toda essa agenda de atividades tem como intenção discutir com a sociedade sobre a arquitetura e sua influência na construção das cidades que temos e merecemos”, adiantou o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da FG, o arquiteto e urbanista César Barros.

Para iniciar a programação, duas exposições estão disponivéis ao público. Uma delas é a exposição fotográfica “Da Janela do meu Ônibus”, de iniciativa de Isabela Faria, desenvolvido no Instagram e Facebook, com publicações de fotos autorais e de colaboradores do Brasil e do mundo, sempre a partir da janela de um coletivo, incentivando a melhoria da mobilidade urbana das cidades e reforçando a relação de identidade do indivíduo com a cidade. A ação já resultou mais de 1.500 postagens; mais de 4.500 curtidores no Facebook e quase 3.000 no Instagram, envolvendo cerca de 38 países e mais de 40 municípios/cidades no Brasil. A outra é uma mostra de maquetes e paineis. Na abertura também haverá exibição do filme bikeXcars.

Lançamento de Livros

Três livros serão lançados durante a Semana de Arquitetura. Entre eles, está o da doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Catarina Andrade, que apresentará a obra: ‘As Fronteiras da Representação - Imagens periféricas no cinema francês contemporâneo, pela Annablume Editora. Fruto da tese de dissertação de mestrado da autora, com a metodologia de pesquisa científica, a obra analisa a tendência cinematográfica francesa atual em refletir as transformações socioculturais vividas nas últimas décadas, com a periferia sendo o cenário principal dessa extensa produção audiovisual.

As demais publicações são: ‘As lições de Bogotá e Medelín’, do secretário municipal de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti; e ‘Arquitetura Praieira Vernacular’, do arquiteto Genival Jr;

Cineclube

A programação da Semana de Arquitetura contará ainda com exibição de diversos curtas em um cineclube. Pelo menos nove curtas estarão em cartaz para divertir e permitir debate de temas diversos.

Show

Na sexta-feira (20), último dia do evento, será realizada a festa de encerramento, no pátio externo da instituição de ensino. Será o “Som na Rural”, com a participação do apresentador Roger de Renor, além de DJs e show da banda Malícia Champion. Haverá ainda praça de alimentação com food trucks.

#Programação completa:

Dia 16 – Segunda-feira
 
8h às 22h - Exposição com mostra de maquetes e painéis;

19h – Abertura, entrega do prêmio do Concurso de Salas FG-2015 e exibição do filme bikesXcars.


Dia 17 - Terça-feira
 
13h às 17h - Minicurso - PLIM: técnicas para geração de ideias criativas, com o arquiteto, urbanista e coordenador do curso de Construção de Edifícios, Pablo Nogueira.

-17h às 19h – Cineclubes: Em trânsito - Marcelo Pedroso (18min); Recife frio - Kleber Mendonça (24 min); My Way - Camilo Cavalcanti (7 min).

-18h às 19h – Lançamento do livro: ‘Arquitetura Praieira Vernacular’, de Genival Jr.

-19h às 21h – Palestra: Cidades Criativas, com Erika Moura.

19h – Palestra: Projeto Recife 500 anos/PCR.


Dia 18 - Quarta-feira

-13h às 17h – Minicurso: VIVÊNCIAS FOTOGRÁFICAS: aplicação a arquitetura e urbanismo, com Renato Spencer.

-17h às 19h – Cineclubes: Praça Walt Disney - Renata Pinheiro (18 min); Desurbanismo - Luiz Henrique Leal e outros (7 min).

18h – Lançamento do livro: ‘As lições de Bogotá e Medellín’, de Murilo Cavalcanti

-19h – Palestra: O Artista Como Sismógrafo: A Experiência Urbana De Paulo Bruscky, com Carol Trindade.

-19h às 21h – Palestra: Evolução Urbana, Sustentabilidade e Planejamento, com Alexandre Ramos.
 
 
Dia 19 - Quinta-feira

-13h às 17h – Minicurso: A reinvenção da forma, com Fernando Medeiros.

-17h às 19h – Cineclubes: Solidão pública - Daniel Aragão (16 min); Menino aranha - Mariana Lacerda (13 min); Projeto torres gêmeas – vários (21 min).

18h – ‘Lançamento do livro: As fronteiras da representação - Imagens: periféricas do cinema francês contemporâneo’, de Catarina Andrade.

-19h às 21h – Palestras: Práticas Urbanísticas Hegemônicas Para A Pobreza: Legitimando A Espoliação Urbana, com Ivan Marques.

-19 – Palestra: Prefeitura de Jaboatão.


Dia 20 - Sexta-feira

-13h às 17h – Minicurso: ACESSIBILIDADE: a luz da revisão da NBR 9050, com Adriano Pereira.

-17h às 19h – Cineclube: Av. Brasília formosa - Gabriel Mascaro

-19h às 22h - Festa de encerramento: Som na Rural – com Roger de Renor – Djs e show da banda Malícia Champion, praça de alimentação com food truck.

 

Tags: água,

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
02 de junho de 2017
12 de maio de 2017
13 de fevereiro de 2017
02 de fevereiro de 2017