Jardinagem

Invista no verde das plantas na decoração

Jardim vertical é opção para poucos espaços, porém plantas exigem conhecimento e atenção

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/02/2016 11:05 / atualizado em 22/03/2016 11:15 Wagner Souza /Especial para o Lugar Certo
Acessórios de jardinagem e vasos específicos dão charme ao ambiente - Malu Cavalcanti/Esp. DP Acessórios de jardinagem e vasos específicos dão charme ao ambiente
Para quem gosta da natureza, nada melhor que decorar o ambiente com plantas naturais. O que pouca gente sabe é que não é necessário ter um quintal grande ou muito espaço para cultivar um jardim. Em pequenos cantos, ou até mesmo separados por vasos, é possível manter uma pequena “floresta” e deixar a decoração mais charmosa. Basta ter criatividade e o mínimo de conhecimento no assunto.

Antes de comprar sementes ou mudas, é importante fazer uma pesquisa sobre as necessidades de cada planta, já que algumas espécies são específicas para determinados climas.
 
Malu Cavalcanti/Esp. DP
 
De acordo com o arquiteto e idealizador do Centro de Estudos em Paisagismo, Silvio Souza, contar com ajuda especializada também é uma boa dica antes de “botar a mão na terra”. “Muita gente se aventura ao colocar uma planta de qualquer jeito em um jarro, sem se preocupar com o lugar onde ela ficará, quando depende muito do ambiente em que vai ser colocada para a fotossíntese. Há plantas de Sol e as que se adaptam melhor a sombra. Não dá para fazer de qualquer jeito”.
 
Para quem mora em um lugar sem quintal, outra opção é o jardim vertical, que possibilita pendurar os vasos. “O morador pode optar por painéis de madeira, fibras, treliça ou apoios com materiais improvisados, como caixotes de madeira. Há os suportes feitos de cimento, mas esses não são ideais para apartamento, visto que em caso de mudança não tem como retirar”, comenta Silvio Mário.
 
Malu Cavalcanti/Esp. DP
 
A médica Aline Teixeira, 36, diz que é essencial cultivar plantas em casa, porém não costuma contar com orientação. “Desde criança sou acostumada a ter plantas, pois elas deixam o ambiente mais vivo. Tenho conhecimento suficiente para não deixar as bichinhas morrerem”, brinca. Além da beleza natural das plantas e flores, é possível utilizar objetos decorativos para manter seu jardim mais legal. “O uso de outros acessórios e itens de decoração fazem toda a diferença no resultado final. Materiais versáteis, fáceis de encontrar e de baixo custo agregam beleza e charme ao jardim”, dá a dica Silvio Souza, que também oferece manutenção e hospedagem  (quando o dono não tem com quem deixar a planta).

Serviço

Centro de Estudos em Paisagismo: (81) 9875-78403
Casa das Plantas: (81) 3267-9458
Jardineira: (81) 3266-1184
Sementeira Florescer: (81) 3267-8669

Tags: destaque,

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
17 de novembro de 2016
03 de novembro de 2016
27 de outubro de 2016
20 de outubro de 2016