Gestão

O real papel do síndico

Função do administrador do condomínio é muitas vezes confundida pelos moradores como a de precisar apartar briga de vizinhos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 25/09/2015 10:28 / atualizado em 25/09/2015 10:39
Para Maurício Beder, o síndico precisa estar próximo dos condôminos - Brenda Alcantara/Esp.DP/D.A Press Para Maurício Beder, o síndico precisa estar próximo dos condôminos
O condomínio funciona como uma empresa que, necessariamente, precisa ser gerida ou por algum morador, ou por uma firma especializada no setor. Quem se propõe a exercer o cargo de síndico, precisa ter pulso forte para comandar um núcleo social com todas as suas mil e uma facetas. E, mesmo assim, muitos não sabem, realmente, qual o verdadeiro papel desse administrador.

De acordo com o advogado e administrador de condomínios, Inaldo Dantas, a figura do síndico costuma estar atrelada às discussões geradas por regras polêmicas. “Às vezes, eles são vistos como carrascos porque há muitos que se sentem donos do condomínio, a função de fiscal das boas maneiras acaba confundida e esquecida. Ao contrário do que muitos pensam, o bom síndico regula as regras dispostas na convenções de condomínio, proposta e votada por todos os integrantes daquela comunidade. Logo, ele não é o culpado por tudo de errado que ocorre”, ressalta, lembrando que o síndico também não tem a obrigação de apartar briga de vizinho, mas apenas verificar o que está errado e propor a punição.

Para auxiliar o trabalho,  empresas especializadas em administração de condomínios oferecem serviços no setor, como apoio jurídico. Segundo Inaldo, esse tipo de empresa é acionada em duas situações: quando o condomínio é grande e o síndico se sente sobrecarregado ou quando não há nenhum morador que queira assumir a gestão do edifício. “Quando o prédio possui muitas unidades, o síndico tende a ficar muito atribulado com várias funções. Assim, nosso serviço é contratado para dar apoio juridico, financeiro, entre outros”, explica Dantas.

Para o administrador e síndico há 23 anos Maurício Beder, é importante que o prédio seja administrado por algum morador, devido à relação próxima com os demais condôminos. “Essas empresas costumam administrar mais de um condomínio, logo elas não podem atender todos ao mesmo tempo. Quando um morador está à frente da administração do condomínio, a comunicação entre moradores e gestor fica bem mais próxima”, destaca. Em relação ao apoio que essas empresas oferecem, ele entende a importância “Essa assessoria também é necessária porque o síndico nem sempre entende tudo que está relacionando ao condomínio. O apoio jurídico, inclusive, é fundamental na hora de aplicar alguma punição, pois tudo deve respeitar o código civil, a convenção do condomínio e o regimento interno”, completa.

Tags:

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
02 de junho de 2017
12 de maio de 2017
13 de fevereiro de 2017
02 de fevereiro de 2017