Decoração

Casa Cor tem brasilidade na pauta

Arquitetos abraçam o tema nacional e apresentam projetos inovadores na edição 2015

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/11/2015 12:46 / atualizado em 18/11/2015 19:55
Casa Cor/Divulgação
Consolidado no mercado de Arquitetura e Decoração, a Casa Cor Pernambuco comemora sua 18° edição, na orla do bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.   O evento, que segue de portas abertas até 8 dezembro, tem como fio condutor a "Brasilidade". A partir do tema escolhido, os arquitetos caíram em campo e foram buscar referências tupiniquins para construir os seus ambientes.

Nesta versão 2015, a amostra está ocupada em duas casas: uma dos anos 1980 e outra dos anos 1950, que juntas somam um terreno de 4.100 m². As duas casas foram conectadas, resultando em um total de 2 mil m² de área construída e formando um circuito intuitivo e instigante. Nele, o visitante é convidado a um passeio pelos 29 ambientes, para que desbrave gradativamente todos os espaços que estão conectados. O projeto desta edificação é do arquiteto e também professor Paulo Vaz.

Outro destaque da casa é a valorização da cultura pernambucana para compor os ambientes. O uso de elementos clássicos como o cobogó - elemento arquitetônico criado em Pernambuco -, das plantas da caatinga, como cactos e bromélias, e ainda as peças de arte popular em cerâmica e madeira, são exemplos de como os arquitetos recorreram ao território local.

Sob a ótica das tendências apresentadas pelos profissionais, predominam os papéis de parede com grafismos, texturas e efeitos 3D, além dos revestimentos em relevo, em materiais como cimento ou PVC que podem ser pintados a gosto e até conferir efeito acústico. Sejam coloridos ou monocromáticos, é possível encontrar referências para replicar em casa.
 
Para balancear o ar moderno de muitos ambientes, os arquitetos apostaram em elementos decorativos antigos. Baús de família, carrinhos de chá, janelas de demolição e até uma geladeira da década de 20 figuram entre os objetos da casa. Com relação à iluminação, muito uso de luz indireta para criar cenários e valorizar elementos como divisórias e cobogós. As luminárias aparecem nos mais diversos formatos.
 
Casa Cor/Divulgação
 
Além de apresentar todas essas tendências e ser palco de grandes projetos, Casa Cor Pernambuco também promove um roteiro cultural. A mostra oferece atrações que incluem espaços decorados, opções de entretenimento e alimentação. Estão confirmados ainda, eventos como festas, jantares, lançamentos e happy hours durante os dias de realização da mostra.

Tags: consumo

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
17 de novembro de 2016
03 de novembro de 2016
27 de outubro de 2016
20 de outubro de 2016