Tecnologia

Novidade sustentável na construção civil

Sistema drywall é ainda é pouco conhecido no Brasil, mas já é tendência nos Estados Unidos e na Europa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/01/2016 16:22 / atualizado em 07/01/2016 16:52
Paredes de drywall estão sendo utilizadas na cosntrução do Camará Shopping - Camará Shopping/Divulgação Paredes de drywall estão sendo utilizadas na cosntrução do Camará Shopping
As cidades e seu “metabolismo” são os grandes responsáveis pelo consumo de materiais, água e energia, sendo assim razoável pensar que, em um futuro próximo, continuarão a produzir fortes impactos negativos sobre o meio natural. De acordo com o Worldwatch Institute, a construção de edifícios utiliza cerca de 40% das pedras e areia utilizadas no mundo por ano, e corresponde a 25% da extração de madeira.

Diante desses dados, construir com sustentabilidade tem se tornado cada vez mais importante, pois pode reduzir os problemas ambientais, sem abrir mão do conforto e da tecnologia. O Camará Shopping, que está sendo erguido em Camaragibe, vem apostando no drywall, que é um sistema industrializado de paredes internas, composto por estrutura de aço galvanizado e chapas de gesso acartonado aparafusadas em ambos os lados. Mesmo que popular nos Estados Unidos e na Europa, o método ainda é pouco utilizado no Brasil.

Diferente da alvenaria convencional, a construção a seco usa como estrutura vigas metálicas e paredes de gesso. Consequentemente, o material é menos rígido que o normal. No entanto, “engana-se quem pensa que o drywall é frágil, pois hoje em dia existem placas especiais antifogo, acústicas, para divisórias internas, paredes externas, impermeáveis entre outras”, explica o diretor de Sustentabilidade do Camará Shopping, Serapião Bispo.

Na questão acústica, o colchão de ar formado formado entre as placas funciona como barreira para o som.Além disso, quando recheado de lã mineral ou de vidro e reforçado com mais chapas de gesso acartonado, o sistema isola mais o ambiente, dissipando e enfraquecendo a onda sonora. "Por essas propriedades, o drywal é utilizado nas multisalas de cinema", afirma o diretor. Com relação às propriedades térmicas ocorre o mesmo, propiciando conforto térmico ao ambiente.

As reformas com o drywall são simples, basta desmontar o sistema e descartá-lo. O mesmo pode-se dizer sobre a manutenção ou atualização das instalações da casa, como elétrica, hidráulica ou telefonia, por exemplo. Precisa-se apenas rasgar a parte em questão, e depois reconstituí-las através de remendo. Em comparação, qualquer obra de alvenaria demora mais por causa das várias etapas, e gera entre 5% e 10% a mais de entulho.

Pela sua própria composição, o sistema também é mais leve que a parede tradicional. Assim, a estrutura também acaba sendo menos robusta e mais barata. Além dessas vantagens, a novidade apresenta parede mais finas, proporcionando mais espaço.

Tags:

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
13 de fevereiro de 2017
02 de fevereiro de 2017
19 de janeiro de 2017
06 de janeiro de 2017
15 de dezembro de 2016