Tecnologia

Novidade sustentável na construção civil

Sistema drywall é ainda é pouco conhecido no Brasil, mas já é tendência nos Estados Unidos e na Europa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/01/2016 16:22 / atualizado em 07/01/2016 16:52
Paredes de drywall estão sendo utilizadas na cosntrução do Camará Shopping - Camará Shopping/Divulgação Paredes de drywall estão sendo utilizadas na cosntrução do Camará Shopping
As cidades e seu “metabolismo” são os grandes responsáveis pelo consumo de materiais, água e energia, sendo assim razoável pensar que, em um futuro próximo, continuarão a produzir fortes impactos negativos sobre o meio natural. De acordo com o Worldwatch Institute, a construção de edifícios utiliza cerca de 40% das pedras e areia utilizadas no mundo por ano, e corresponde a 25% da extração de madeira.

Diante desses dados, construir com sustentabilidade tem se tornado cada vez mais importante, pois pode reduzir os problemas ambientais, sem abrir mão do conforto e da tecnologia. O Camará Shopping, que está sendo erguido em Camaragibe, vem apostando no drywall, que é um sistema industrializado de paredes internas, composto por estrutura de aço galvanizado e chapas de gesso acartonado aparafusadas em ambos os lados. Mesmo que popular nos Estados Unidos e na Europa, o método ainda é pouco utilizado no Brasil.

Diferente da alvenaria convencional, a construção a seco usa como estrutura vigas metálicas e paredes de gesso. Consequentemente, o material é menos rígido que o normal. No entanto, “engana-se quem pensa que o drywall é frágil, pois hoje em dia existem placas especiais antifogo, acústicas, para divisórias internas, paredes externas, impermeáveis entre outras”, explica o diretor de Sustentabilidade do Camará Shopping, Serapião Bispo.

Na questão acústica, o colchão de ar formado formado entre as placas funciona como barreira para o som.Além disso, quando recheado de lã mineral ou de vidro e reforçado com mais chapas de gesso acartonado, o sistema isola mais o ambiente, dissipando e enfraquecendo a onda sonora. "Por essas propriedades, o drywal é utilizado nas multisalas de cinema", afirma o diretor. Com relação às propriedades térmicas ocorre o mesmo, propiciando conforto térmico ao ambiente.

As reformas com o drywall são simples, basta desmontar o sistema e descartá-lo. O mesmo pode-se dizer sobre a manutenção ou atualização das instalações da casa, como elétrica, hidráulica ou telefonia, por exemplo. Precisa-se apenas rasgar a parte em questão, e depois reconstituí-las através de remendo. Em comparação, qualquer obra de alvenaria demora mais por causa das várias etapas, e gera entre 5% e 10% a mais de entulho.

Pela sua própria composição, o sistema também é mais leve que a parede tradicional. Assim, a estrutura também acaba sendo menos robusta e mais barata. Além dessas vantagens, a novidade apresenta parede mais finas, proporcionando mais espaço.

Tags:

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
02 de junho de 2017
12 de maio de 2017
13 de fevereiro de 2017
02 de fevereiro de 2017