Morar bem é... Viver momentos especiais
Thiago Costa*
O que é morar bem para a maioria? Viver em um bairro residencial bem localizado, rodeado de vizinhos educados e com todo tipo de comércio próximo de casa? É ter um belo carro na garagem, o cachorro da moda cochilando no tapete e uma televisão de última geração para assistir confortavelmente à vida passar?
Não é o que penso. Claro que gosto de fazer compras perto de casa, no Ana Lúcia, e resolver todas as pequenas obrigações do dia a dia caminhando despreocupado pelo bairro. Encontrar amigos da vizinhança em cada uma dessas incursões, todos frutos de uma convivência rara nos dias de hoje. Coisa boa ir trabalhar caminhando ou pedalando, evitando o trânsito caótico da cidade. Além disso, ter um carro para passear à noite ou viajar e uma boa televisão, som e uma adega abastecida de vinhos.
Isso tudo é muito bom, porém, não me basta. Não estou dizendo que gostaria de viver em uma roça, no meio do mato. Quero conforto, como todo mundo. Entretanto, defino o %u201Cmorar bem%u201D de maneira diferente.
Sempre que entrar em casa e fechar a porta, quero apenas aquele sentimento bom da chegada após um dia de trabalho. Quero olhar ao meu redor e encontrar o aconchego que só a minha casa pode me dar, reconhecendo-me em cada detalhe. Sentir o chão frio ao tirar os sapatos, observar o quadro pendurado na parede, vendo não só a obra de arte, mas também revivendo momentos da viagem em que ela foi adquirida. Depois, um banho quente, seguido de um pouco de leitura deitado na melhor cama do mundo: a minha. E, de vez em quando, ouvir música enquanto preparo um jantar romântico ou quando recebo um casal de amigos. Enfim, ocupar-me apenas do que me dá prazer. E no final do dia, dormir abraçado com a pessoa que escolhi para dividir todos esses momentos.
Você precisa apenas encontrar um lugar que lhe permita se encontrar. Para morar bem, isso basta.
*Analista de sistemas
Do Estado de Minas
Tags: