Morar bem é... Se apropriar do espaço
postado em 21/06/2013 13:09
/ atualizado em 21/06/2013 13:13
Marina Dubal*
"Morar bem é resultado de um esforço para conseguir escutar o que o coração diz e o que a mente deseja. É questão de autoconhecimento"
Como arquiteta de formação e prática, aprendi que um espaço só se torna aconchegante e agradável a uma pessoa se permite que ela se identifique com ele. Essa identificação pode se dar pelos móveis, pelo clima criado, pela iluminação ou até mesmo por um detalhe ou objeto que remeta a lembranças pessoais.
Isso ficou ainda mais evidente para mim agora, já que, embora tenha como ofício participar da montagem dos lares dos meus clientes, só recentemente tive a experiência de dar vida à minha casa.
Mudei há pouco para um apartamento perto do trabalho, na Savassi, para evitar o trânsito. Ter a oportunidade de criar um espaço meu foi uma experiência única e pude vivenciar os dilemas, conflitos e, ao final, a alegria de ter um lar. Desde o começo, até pela minha experiência profissional, eu já tinha em mente: morar bem é sentir-se em casa. E essa é uma sensação difícil de ser traduzida e transportada para realidade, mesmo porque é algo que passa por questões subjetivas de cada um. No entanto, tento extrair dos meus clientes o que lhes remete ao conforto do lar, sem tentar impor as noções de estética que temos e que devem margear o trabalho. E fiz o mesmo na elaboração do projeto do meu apartamento, quando meu conceito particular de conforto norteou meu trabalho.
A sensação de sentir-se em casa pode vir da luminosidade de um ambiente ou do revestimento de alguma parede. Existe uma infinidade de opções que dão às pessoas a liberdade de se apropriarem de qualquer espaço. O trabalho do profissional é criar um caminho que facilite essa apropriação, traduzindo anseios, expectativas e necessidades em algo concreto, palpável.
Ou seja, morar bem para mim é ter a liberdade de poder fazer de um espaço um pedacinho da sua vida. É ter um lugar para onde fugir quando se quer descansar ou para comemorar uma data especial com pessoas especiais.
Morar bem é resultado de um esforço para conseguir escutar o que o coração diz e o que a mente deseja. É questão de autoconhecimento.
*Arquiteta
Estado de Minas
Tags:
cor