Soluções que trazem facilidade são desejadas por muita gente que precisa conduzir a rotina de forma mais prática. Algumas empresas do ramo imobiliário, com o objetivo de oferecer conforto e agilidade, lançam mão de tecnologia que proporcione praticidade em um dos cômodos mais importante do imóvel. Nos banheiros, as novidades vão desde a introdução de um item que gere mais comodidade ao futuro morador até a construção fora da obra, que facilita o projeto para as incorporadoras.
Já imaginou não precisar usar mais a lixeira do banheiro? A construtora Max Plural pensou nessa possibilidade e executou o projeto em seu lançamento, o edifício Fernando Pessoa, em Piedade.
De acordo com o diretor de vendas da Lopes Immobilis, Mauro Bandeira, a ideia da exclusão da lixeira acontece quando o próprio vaso sanitário é programado para receber e eliminar o papel usado. Ele conta, que atualmente alguns projetos estão com diferenciais de automação. O vaso sanitário, por exemplo, quando é programado pode ser utilizado como lixeira e, usando a água, o papel higiênico pode ser facilmente dissolvido, sem danificar ou entupir a rede de esgoto.
Para agilizar o tempo de edificação, construtoras podem optar por introduzir pronto o banheiro. O Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention Center, desenvolvida pela Odebrecht Realizações Imobiliárias, vem aplicando este método em seu projeto. De acordo com o engenheiro da empresa Promovalor, Amadeu Ramos, a técnica diminui em 30% o tempo da obra.
É feito um calculo para que no dia da montagem nada fuja do planejado. Com isso pode-se evitar reformulações ou correções de defeitos, e dessa forma reduzir o tempo da obra. O engenheiro ressalta ainda que o planejamento facilita a construção de banheiros adaptados para crianças e pessoas com deficiências físicas. Cerca de 15 unidades adaptadas para cadeirantes são utilizadas pela empresa. Existe uma série de quesitos especiais para essas pessoas e que precisam ser pensados antes da projeção e construção dos banheiros.
Mais de 300 banheiros prontos foram utilizados no Sheraton. A instalação é feita com ajuda de um guindaste que ergue e coloca o cômodo em uma plataforma móvel que o leva ao local indicado. As redes elétrica e de esgoto são pré-montadas e é feita uma ligação no momento em que o mesmo é preparado. O custo dessa construção fica entre R$ 20 mil e R$ 40 mil, dependendo do tamanho e dos materiais utilizados.