Dar nomes a empreendimentos imobiliários não é uma das tarefas mais fáceis, afinal, é importante associar o projeto a palavras marcantes e que traduzam a qualidade do imóvel. Na tentativa de encontrar um nome adequado, que soe bem aos ouvidos e caia no gosto do público, as construtoras batizam os edifícios com substantivos que denotam personalidade e dão vida a uma irmandade. Prática bem nordestina, o batizado dos imóveis empresta aos empreendimentos charme, identidade e requinte.
A linha Golden, da construtora Dallas, em seus 15 anos de existência soma pouco mais de 40 edifícios. O nome logo se associa à qualidade e personalidade, atrelando também estilo aos empreendimentos. O diretor-presidente da Dallas, Sérgio Arruda, conta que tinha a pretensão de escolher uma palavra que remetesse à qualidade e ao projeto diferenciado que a construtora estava propondo ao público. A ideia era que as pessoas, ao ver ou ouvir falar do imóvel, lembrassem imediatamente do trabalho de destaque da construtora.
Com mais de 30 anos de atividades no setor imobiliário, a construtora Queiroz Galvão também vem durante esse tempo carregando em seus imóveis o mesmo primeiro nome. Com diversas Marias espalhadas pelos bairros do Recife e Região Metropolitana, a empresa é reconhecida a cada edifício. Superintendente comercial e de marketing da construtora Queiroz Galvão, Carol Boxwell conta que a ligação entre os nomes faz com que as pessoas construam simpatia e se familiarizem com o prédio. Para ela, os nomes cria a personalidade do projeto e fomentando a simpatia dos futuros moradores.
A origem dessa linhagem está atrelada a uma homenagem feita à mãe do presidente da construtora. O edifício Maria Augusta, na Avenida Rosa e Silva, nos Aflitos, deu sequência a uma série de empreendimentos batizados com nomes de parentes, amigas e outras mulheres que, de alguma maneira, tinham relação com a história da empresa. Carol relata que o edifício Maria Augusta foi o primeiro feito pela construtora e foi a partir dele, que a família de prédios com o nome Maria foi crescendo, na medida em que lançávamos um novo imóvel.