Construção Civil

Evento da Ademi discute Norma de Desempenho das edificações

Na programação da sétima edição do Dia do Engenheiro, palestras e debates abordaram os desafios e os requisitos para o cumprimento da norma. O evento é promovido pelo Comitê de Tecnologia e Custos da Ademi-PE.

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/10/2013 16:00 / atualizado em 28/10/2013 12:09
Em vigor desde julho deste ano, a Norma de Desempenho das edificações foi o assunto de palestras e debates de mais uma edição do Dia do Engenheiro, realizada nesta quinta-feira (24) no auditório do Banco do Brasil, no bairro do Recife. A importância e a função da lei na construção civil, a introdução de reforços no desempenho acústico, térmico e na vida útil do projeto, além da identificação de itens de segurança, para ambientes como a cobertura, foram temas explanados no evento. Especialistas exploraram ainda as patologias que envolvem a norma e a necessidade da manutenção no imóvel, em que o usúario deve executar a conservação da construção através de um manual de uso e operações.
Presidente da Ademi-PE, Eduardo Moura destacou a importância da Norma de Desempenho na qualidade da construção civil. - Presidente da Ademi-PE, Eduardo Moura destacou a importância da Norma de Desempenho na qualidade da construção civil. (Giovanni Chamberlain/Divulgação
Presidente da Ademi-PE, Eduardo Moura destacou a importância da Norma de Desempenho na qualidade da construção civil.
"A norma traz a obrigatoriedade da qualidade das construções, mas não nega a função do futuro proprietário do imóvel em realizar manutenções periódicas no projeto", pontuou o engenheiro e palestrante do evento, Jerônimo Cabral. A Norma de Desempenho além de criar um marco regulatório no setor da construção civil agrega características imprescindíveis aos imóveis, como segurança, qualidade e conforto, e induz uma melhoria da qualidade nas construções. É a primeira lei que define como um edifício deve se comportar ao longo do tempo para atender as expectativas dos usuários. O conceito já é aplicado nos países desenvolvidos e agora vai ter vigência no Brasil em construções que tenham sido iniciadas a partir de julho. "E um tema importante para o conhecimento não só das construtoras e profissionais, mas também dos moradores que devem ter a noção do regulamento e que a norma explica que é necessário o cuidado com o imóvel, em questões de segurança por exemplo, e como isso deve ser feito", explica Cabral. Mais de 300 pessoas, entre estudantes, profissionais da área e representantes de empresas de construção, se encontraram no evento. "É um assunto discutido há mais de uma década e só passou a ser válida neste ano. É uma lei que defende e determina as exigências para a garantia da qualidade do projeto e é importante que isso seja discutido com o público em geral ", pontuou o presidente da Ademi-Pe, Eduardo Moura.

Tags:

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
02 de junho de 2017
12 de maio de 2017
13 de fevereiro de 2017
02 de fevereiro de 2017