Morar em um prédio pode significar muitas vezes ter que abrir mão de espaços mais comuns em casas, como os jardins. Além de terem se tornado tendência nos projetos imobiliários, eles também atendem no Recife à Lei de Uso e Ocupação do Solo, que determina um percentual mínimo de área verde nos empreendimentos. Indo além da obrigatoriedade da lei, algumas construtoras inovam nesses ambientes para promover um contato maior com a natureza.
Segundo o diretor de meio ambiente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon-PE), Serapião Bispo, há muito tempo já havia o respeito à preservação e introdução de espaços para jardins nos empreendimentos. Porém, o conceito e as práticas sustentáveis passaram a ser defendidos pela maioria das pessoas. O diretor ressalta que a defesa pelo meio ambiente e o pedido pela arborização nos imóveis já era algo discutido. Para ele, atualmente, a ligação do verde com a diminuição da temperatura e a oferta de um ambiente mais agradável vem adquirindo adeptos que buscam por esses espaços nos empreendimentos.
Para a diretora executiva da Pernambuco Construtora, Mariana Wanderley, o paisagismo nos edifícios se tornou fundamental no projeto do imóvel. Segundo ela, a ideia da natureza integrada à área de lazer promove, além da estética, um ambiente oportuno à tranquilidade de estar próximo à natureza. Além do cumprimento da lei, Mariana afirma que são pensados itens que tragam um diferencial e ofereçam bem-estar ao morador.
De acordo com o diretor de Unidades Protegidas da Prefeitura do Recife, Romero Pereira, todos os imóveis têm que delimitar uma taxa de solo natural no local do imóvel para a permeabilidade do solo. Pereira explica que as áreas menos densas - com menor permeabilidade do solo - terão que ter um ambiente de, no mínimo, 50% de área verde.
Proprietária da empresa EcoGreen Ideias Sustentáveis, Catarina Durões pontua que a procura por jardins verticais e telhados verdes vem crescendo no Recife. A empresária pontua que além de deixar o espaço mais bonito, eles garantem um convívio melhor com a natureza e oferecem um ganho de espaço livre na hora de decorar. Os produtos trazem outros benefícios como a diminuição do nível das ilhas de calor e, consequentemente, uma temperatura mais agradável. Catarina completa ainda que o telhado verde garante ainda a durabilidade da impermeabilização da laje.