Balanço do ano
2013 é o ano dos compactos
Mais de 1,6 mil imóveis com tamanhos de 46 a 53 m2 foram vendidos neste ano, em um total de 5.636 unidades
postado em 26/12/2013 10:25
O crescimento de projetos compactos foi destaque em 2013. De acordo com o Índice de Velociadade de Vendas (IVV), divulgado pela Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), a comercialização de unidades de dois quartos com 46 a 53 metros quadrados foi líder, com mais de 1,6 mil apartamentos vendidos. Em segundo lugar, com 586 unidades aparecem imóveis de 60 a 80 metros quadrados e três dormitórios. O vice-presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-PE), André Callou, afirma que o fato é um padrão que vai se estender para 2014, pois atraiu uma grande demanda.
O IVV destaca que de janeiro a outubro deste ano foram lançados 5.636 unidades habitacionais e uma média mensal de 603 unidades vendidas. Desse total, o bairro de Boa Viagem lidera com 1.160 unidades. Número muito acima do segundo colocado, o bairro de Califórnia, em Ipojuca, que teve 576 apartamentos lançados. Callou ressalta que Boa Viagem ainda é um bairro muito procurado e, enquanto houver demanda, vai haver construções. A escassez de terrenos no bairro é um ponto negativo, já que eles vão ser vendidos a preços altos.
Para o vice-presidente da Ademi, o mercado imobiliário se mostrou sólido e consistente, mas um pouco menos dinâmico em 2013. Callou acredita que o desempenho não é o mesmo dos últimos três anos, mas mantém sua força. Em relação aos preços, houve uma certa estabilidade.
O vice-presidente diz que houve um aumento nos preços de 2010 a 2012, mas que neste ano houve uma certa estabilidade. Ele pontua que a tendência futura não é de queda, é de contínuo aumento, mas nada comparado aos anos anteriores. Segundo Callou, o que vai pesar na elevação do metro quadrado é o custo da mão de obra, que subiu muito neste ano.
Já o número de empreendimentos lançados foi menor do que em 2012. Segundo Callou houve diminuição de lançamentos, principalmente os imóveis do Minha Casa, Minha Vida. Ele completa que nesse segmento, o mercado foi realmente muito reduzido.
Tags:
sustentabilidade