O mercado imobiliário é um dos terrenos financeiros mais férteis dos últimos anos. Alugar imóveis é uma boa opção de investimento para quem possui mais de uma moradia. De acordo com o Sindicato da Habitação de Pernambuco (Secovi-PE), atualmente 16% dos imóveis no país são locados. Em Pernambuco, o percentual chega a 20%.
Entre os que fazem parte desse grupo está a bacharel em direito Adélia Lucena, que aluga dois de seus imóveis: uma casa, no bairro de Cajueiro, e um apartamento, no Rosarinho. De acordo com Adélia, 20% de sua renda mensal provêm do lucro gerado pela locação dos imóveis. Para ela, com boa administração o negócio é uma maneira de aumentar a receita do mês. Ela afirma que os inquilinos não têm histórico de atrasos e destaca que o aluguel é um dinheiro certo todo mês, que ajuda a quitar algumas despesas.
Segundo o presidente do Secovi, Luciano Novaes, assim como o mercado de vendas de imóveis, houve um grande aumento no segmento de locação. Para ele, há vantagens tanto para o locatário quanto para o inquilino. Ele afirma que, via de regra, os imóveis sempre se valorizam e investir no ramo é muito vantajoso. Para o locatário, há a possibilidade de complementar o faturamento mensal, ou em alguns casos, o aluguel vira a renda da família. Já os inquilinos podem contar com a a chance de experimentar bairros e imóveis diferentes.
A valorização dos bairros e, consequentemente, dos imóveis, é um dos pontos que tornam a locação rentável. O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Pernambuco (Creci-PE), Petrus Mendonça, ressalta que os bairros tradicionais, como Boa Viagem, Rosarinho, Graças e Espinheiro, possuem grande número de imóveis alugados, por serem locais próximos a serviços e áreas de lazer. De acordo com Mendonça, o aluguel de um apartamento de dois quartos em um prédio tipo caixão e sem elevador custa em alguns bairros da Zona Norte, por exemplo, de R$ 600 a R$ 700.
O presidente do Creci-PE diz que a especulação imobiliária em lugares próximos à fábrica da Fiat, em Goiana, e ao Complexo Industrial Portuário de Suape, como Candeias e Barra de Jangada, está atraindo investidores e trabalhadores. Ele ressalta que quem comprou um imóvel nesses locais há quatro anos vai sentir a diferença do valor atual e refletir isso no preço da locação.