Ficou mais fácil simular um financiamento habitacional pela Caixa Econômica Federal. O banco lançou um novo modelo com um design simples permitindo que o usuário compreenda facilmente o que é solicitado. Com as novas funcionalidades incorporadas, a ferramenta pode identificar o valor a ser financiado antes mesmo do usuário informar o custo total do imóvel. Para solicitar o empréstimo, o interessado poderá fornecer os dados em apenas quatro campos de preenchimento.
De acordo com o superintendente regional da Caixa, Paulo Nery, para a idealização e criação do novo simulador foram desenvolvidas pesquisas através de sites de bancos nacionais e internacionais. Ele pontua que as principais facilidades incorporadas estão focadas na expectativa do cliente que buscava um simulador mais transparente e simples.
Nery afirma que entre o período de abril a dezembro de 2013 foram realizadas mais de 27 milhões de visitas, número que indica uma média de 105 mil acessos por dia. Ele diz que o simulador na internet é o primeiro contato do cliente com a possibilidade de crédito habitacional, por isso, estamos investindo nessa ferramenta.
AtendimentoO superintendente aponta que ainda existem clientes que preferem o atendimento físico no banco, daí a necessidade de melhorar todos os processos de financiamento. O superintendente ressalta que mesmo sendo um canal fácil e rápido, há clientes que preferem o contato pessoal e por isso nosso objetivo é a melhoria contínua das operações de crédito imobiliário.
Outra novidade no simulador é a avaliação do comprometimento do empréstimo. A ferramenta identifica o valor máximo da prestação que o cliente pode assumir, dá opções de custos de financiamento e de prazos mais adequados. Para Paulo Nery, com esses dados o cliente pode se organizar financeiramente e definir o preço máximo do imóvel que pode adquirir. Ele frisa que é um forma de ajudar o cliente a procurar por imóveis que lhe permitam ter um comprometimento mensal adequado e assim consiga evitar possíveis inadimplências.
Já disponível no site da Caixa www.caixa.com.br, o simulador oferece duas opções. A primeira é para quem não sabe quanto precisa para financiar o imóvel e a segunda é para quem já definiu o valor. Nery explica que no primeiro caso, o interessado coloca o local do imóvel, renda bruta e idade, e, após isso, o simulador vai apresentar a prestação máxima e sugerir opções de valores e prazos.