Foram divulgados, na última quarta-feira (21/5), em Madrid, os projetos escolhidos para participar do panorama de obras da IX Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo (IX BIAU), que ocorrerá em Rosário, na Argentina, entre 13 e 17 de outubro. Entre eles, quatro projetos brasileiros: Praça das Artes (Brasil Arquitetura), Conjunto Habitacional Jardim Edite (MMBB e H+F), Casa de Fim de Semana em São Paulo (SPBR Arquitetos) e Sede da Inspetoria do Crea-PB (Studio Paralelo e Maam).
Ao todo, foram selecionadas 30 obras, três publicações e duas pesquisas investigativas, que serão premiados. Além do Brasil, a organização escolheu trabalhos da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. No evento, o arquiteto venezuelano Fruto Vivas foi escolhido para receber homenagens por suas obras de grande importância para a sociedade.
O objetivo é reconhecer trabalhos que melhorem a vida coletiva. Entre os critérios de avaliação estão tecnologia, incorporação das demandas sociais, estratégias territoriais urbanas e preocupação ambiental.
O IX BIAU é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Econômico do Governo da Espanha e visa promover o debate sobre as principais questões que envolvem arquitetura e urbanismo. Além da troca de experiências entre arquitetos da Ibero-América.