O conforto de caminhar em calçadas mais largas, arborizadas e iluminadas já está se tornando realidade no Recife. Ao menos, se no que depender de projetos que começam a ser feitos pelas construtoras, que oferecem mais estrutura no trajeto dos pedestres. O objetivo é parar de pensar em empreendimentos apenas do terreno para dentro. Para as construtoras, a restruturação e revitalização dessas áreas promove, além de segurança ao percurso, mais qualidade de vida.
"A intenção é propor um empreendimento que requalifique a cidade" diz um dos sócios da Max Plural Desenvolvimento Imobiliário, Thiago Medeiros. A empresa planeja na Zona Sul do Recife o loft Boa Viagem Home Service que terá calçada com uma quatro metros de largura.
"A vegetação nas calçadas também vai se relacionar com as ruas, proporcionando algo charmoso ao local. Queremos trazer os conceitos de Rua Compartilhada e Pocket Park para deixar o acesso livre tanto para passeio quanto para lazer, além de oferecer uma área bem arborizada e segura", ressalta Thiago.
Para o presidente da Ademi-PE, André Callou, projetos com esse perfil trazem uma nova proposta de moradia, mas o trabalho deve ser planejado em parceria com a prefeitura. "Não adianta pensar em calçadas maiores e a população ainda se deparar com vias esburacadas. O interessante é que haja uma parceria entre o setor e o município para um melhor resultado".
De acordo com a gerente de normatização da Secretária Executiva de Licenciamento e Urbanismo (Selurb) e suplente da presidência da Comissão de Controle Urbano (CCU), Mira Meira, propor calçadas arborizadas traz vantagens tanto para a permeabilidade do solo quanto para o clima do local. Ela pontua que empreendimentos que incluem esse tipo de proposta são bem vistos pela prefeitura. "Mas tudo vai depender do que for proposto e se isso é positivo para a população e para a cidade", pontua.
Boulevard A linha Urban Living da Queiroz Galvão propõe as calçadas das cinco torres do selo, no bairro de Boa Viagem, um boulevad com seis metros de largura. A gerente comercial da empresa, Lilian Stupp, destaca que o projeto traz grandes benefícios à cidade. "É ainda ter uma rua convidativa não só pela estética, com um corredor de árvores, mas pela segurança e o prazer de caminhar em uma via bem estruturada", afirma.