Confraternizar com os amigos, familiares, ou com os colegas de trabalhos, sempre pressupõe alegria. O final de ano costuma ser uma boa oportunidade para aliviar o stress e o cansaço do conívio diário. Nos condomínios não é diferente. É uma época na qual os moradores podem interagir uns com os outros, uma oportunidade para o vizinho do 502 se desculpar com o do 401. Isto é, passar uma borracha nas brigas internas. Além disso, é a chance do condômino-recém chegado conhecer grande parte da vizinhaça do prédio.
É neste clima natalino que vem o momento da renovação, e nada melhor do que fazer aquela festa ou churrasco, para animar e renovar os elos. “É uma ocasião muito boa em que nós, moradores, nos reunimos para compartilhar histórias e momentos, já que mal nos vemos durante grande parte do ano”, relata a engenheira Ana Ferraz, que sempre ajuda na organização da confraternização que ocorre há seis anos em seu condomínio.
O evento cria uma oportunidade para os vizinhos se conhecerem e fortalecerem laços de amizade, tão importantes para minimizar os conflitos que eventualmente podem aparecer no dia a dia do condomínio. “As pessoas do prédio são muito unidas. Essas celebrações reforçam isso. Sempre estamos juntos, renovando as amizades e juntando as famílias. Dá para sentir uma energia positiva no lugar”, comenta Ana.
Segundo Inaldo Dantas, advogado e administrador de condomínios, estas festas não fazem parte do papel do síndico. “Do ponto de vista da lei, não é obrigação de ninguém organizar ou participar de eventos como este. Qualquer condômino pode promover e participar do momento”, explica. No entanto, Inaldo esclarece que, mesmo sendo uma comemoração coletiva, o regimento interno prevalece. “Os participantes devem respeitar as regras do condomínio, pois nem sempre todos os moradores aderem à festa. Logo, precisa-se, além de tudo, haver bom senso”, comenta.
1) Bom senso na hora de fazer a lista de convidados. É importante obedecer o limite de agregados permitido.
2) Veja com antecedência se concorda com o valor da cota. Reclamar na festa é deselegante e desagradável;
3) Respeite a lei do silêncio;
4) Obedeça os limites do local da festa, evitando ampliar para outro ambientes;
5) Vai brindar? Tudo bem, mas evite o excesso de álcool.