O piso especial produzido pela Prenorte auxilia na recuperação da capacidade de infiltração do solo. “Diminui os riscos de enchentes, recupera áreas degradadas e elimina ou atenua os sistemas de estancamento de águas de chuva, como ‘piscinões’. Nas áreas urbanas, promove ganho ambiental e econômico”, afirma o diretor da Prenorte do Nordeste, Rinaldo Rocha Júnior. O revestimento drenante também é indicado para locais de menor solicitação de carga, onde a resistência é menos exigida, como ciclovias, quadras poliesportivas e estacionamentos. “Seria uma ótima solução para ser implementada em mais calçadas do Recife”, sugere Rinaldo.
Ideais para áreas externas, principalmente beiras de piscinas, calçadas e espaços que ficam molhados, esse tipo de piso tem a proposta de cobrir grandes áreas de forma permeável, pois a estrutura permite que a água da chuva se infiltre e chegue ao solo. Isto é, ao absorver a água e mantê-la por um tempo em uma base/reservatório, esses pavimentos reduzem a velocidade com que ela escoa para as galerias subterrâneas e minimizam as enchentes.
Segundo o engenheiro ambiental e professor da Faculdade dos Guararapes, Luis Cometti, esse tipo de revestimento não é utilizado com mais frequência em espaços públicos devido à sua resistência. “No processo de urbanização, há uma forte tendência na utilização de pisos impermeáveis, os quais são bem resistentes, ao contrário dos que são drenantes”, comenta. No entanto, o professor também diz que essa preferência traz um ônus para a população. “Quanto mais impermeável, maior as chances de alagamento nas áreas de pisos convencionais em períodos chuvosos”.
Alguns empreendimentos estão adotando o sistema de calçadas drenantes. É o caso do edifício Maria Letícia, da Queiroz Galvão, construído em Boa Viagem. Seguindo a mesma linha, a construtora Rio Ave instalou a calçada drenante no hotel Courtyard by Marriott, em Boa Viagem. Concreto permeável, asfalto poroso, pavimentos intertravados, ecopavimento com agregados ou com grama são materiais que apontam para o futuro dos pisos.
Tags: casa,