Solo

Mais drenagem, menos alagamento

Os pisos drenantes absorvem a água e reduzem o risco de enchentes, além de evitar danos econômicos e ambientais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/01/2016 10:42 / atualizado em 28/01/2016 12:00 Wagner Souza /Especial para o Lugar Certo

Estrutura é ideal para áreas externas como calçadas e beiras de piscinas - Raquel Melo/Divulgação Estrutura é ideal para áreas externas como calçadas e beiras de piscinas
Estamos no verão, mas as chuvas têm aparecido com frequência. São nessas horas que percebe-se a capacidade de drenagem do piso utilizado nos asfaltos públicos, mas também nas áreas privadas. Para facilitar o processo de impermeabilização, materiais drenantes são apontados como solução tecnológica e sustentável, evitando acidentes e tornando os projetos esteticamente mais atraentes.


O piso especial produzido  pela Prenorte auxilia na recuperação da capacidade de infiltração do solo. “Diminui os riscos de enchentes, recupera áreas degradadas e elimina ou atenua os sistemas de estancamento de águas de chuva, como ‘piscinões’. Nas áreas urbanas, promove ganho ambiental e econômico”, afirma o diretor da Prenorte do Nordeste, Rinaldo Rocha Júnior. O revestimento drenante também é indicado para locais de menor solicitação de carga, onde a resistência é menos exigida, como ciclovias, quadras poliesportivas e estacionamentos. “Seria uma ótima solução para ser implementada em mais calçadas do Recife”, sugere Rinaldo.


Ideais para áreas externas, principalmente beiras de piscinas, calçadas e espaços que ficam molhados, esse tipo de piso tem a proposta de cobrir grandes áreas de forma permeável, pois a estrutura permite que a água da chuva se infiltre e chegue ao solo. Isto é, ao absorver a água e mantê-la por um tempo em uma base/reservatório, esses pavimentos reduzem a velocidade com que ela escoa para as galerias subterrâneas e minimizam as enchentes.


Segundo o engenheiro ambiental e professor da Faculdade dos Guararapes, Luis Cometti, esse tipo de revestimento não é utilizado com mais frequência em espaços públicos devido à sua resistência. “No processo de urbanização, há uma forte tendência na utilização de pisos impermeáveis, os quais são bem resistentes, ao contrário dos que são drenantes”, comenta. No entanto, o professor também diz que essa preferência traz um ônus para a população. “Quanto mais impermeável, maior as chances de alagamento nas áreas de pisos convencionais em períodos chuvosos”.


Alguns empreendimentos estão adotando o sistema de calçadas drenantes. É o caso do edifício Maria Letícia, da Queiroz Galvão, construído em Boa Viagem. Seguindo a mesma linha, a construtora Rio Ave instalou a calçada drenante no hotel Courtyard by Marriott, em Boa Viagem. Concreto permeável, asfalto poroso, pavimentos intertravados, ecopavimento com agregados ou com grama são materiais que apontam para o futuro dos pisos.

Tags: casa,

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
02 de junho de 2017
12 de maio de 2017
13 de fevereiro de 2017
02 de fevereiro de 2017