Cozinha decorada

Utensílios fazem a diferença na decoração

Esses objetos estão na moda para deixar o ambiente mais harmonioso

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/08/2016 11:35 / atualizado em 04/08/2016 11:31
Copos podem ser utilizados como vasos de flores na decoração da cozinha - Ana Luiza/Arquivo Pessoal Copos podem ser utilizados como vasos de flores na decoração da cozinha
A cozinha não é mais só um lugar para tarefas domésticas. Ela passou a ser também espaço para o convívio social. Por isso a preocupação em tornar o ambiente em local mais agradável. Sem falar nas inovações voltadas para o espaço, que incluem mobiliário funcional e eletrodomésticos dos mais variados estilos, desde os mais modernos até os de estilo retrô. “Tudo reflete o novo conceito do uso do espaço e das relações que estabelecemos com ele”, define a professora de arquitetura da Faculdade Guararapes, Ana Luzia Correia.

Quem montou um novo lar sabe bem a importância dos utensílios na decoração. A maioria das pessoas já compra os produtos pensando na beleza e em que local da casa eles deveriam ficar à mostra. Os presentes também entram nessa lista. Foi o caso de Maria do Rosário Antunes, 86 anos, que se casou há 64 anos e recebeu como presente vários conjuntos de porcelana, um deles, inclusive, herança da sua avó. “Como eles eram muito bonitos e bastante caros, nós quase nunca usávamos, só em ocasiões especiais. Agora eu passei grande parte deles para as minhas filhas”, revelou.

A filha mais velha de dona Maria, que também se chama Rosário Antunes, herdou o conjunto que pertenceu à sua bisavó e segue os passos da mãe. “Como são peças muito antigas e muito frágeis, elas são utilizadas mais para decoração, mas, quando acontece uma festa importante, às vezes vale a pena tirar do armário”, explica.

No caso dos utensílios de porcelana antigos, sua exposição pode ser feita através do vidro dos armários da cozinha. Já os itens mais modernos podem ser pendurados nas paredes, o que além de dar um ar mais moderno ao ambiente, também podem facilitar na hora de cozinhar. “Talvez o mais comum dessa prática seja o uso de pratos e travessas de louça dispostas nas paredes”, explica Ana Luzia.

Harmonia

Desde fruteiras, bules e jarras até os indispensáveis talheres, tudo é válido na hora de dar um ar diferente à cozinha. Mas todos eles devem estar em harmonia e indicando um estilo único ao ambiente. “Conforme a proposta de decoração e peças utilizadas, conferimos um estilo mais clássico, rústico, retrô, lúdico ou artesanal”, explica Ana Luzia a respeito da tendência do espaço.

A imaginação também tem lugar na decoração. Redefinir a utilização dos materiais é o que pode fazer a diferença. “Utensílios como escorredores, raladores, tábuas de carne e conchas também são excelentes como luminárias e suporte para objetos”, comenta Luzia.
 

Tags: mercado

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
02 de junho de 2017
12 de maio de 2017
13 de fevereiro de 2017
02 de fevereiro de 2017