Deisiane Albuquerque anunciou apartamento há quatro meses e o matém limpo
No atual cenário econômico do Brasil está mais difícil conseguir financiamento no banco e comprar um imóvel. Na outra ponta, essa realidade também tem complicado a vida de quem quer vender sua casa ou apartamento. Ainda que não seja um investidor imobiliário, como um proprietário que deseja vender seu bem no menor tempo possível e conseguir o melhor preço – principalmente se for um segundo imóvel que só está dando despesa. Para isso, é preciso ter iniciativa e não ser intransigente demais nas condições.
A menos que o imóvel seja irresistível e com um grande diferencial, especialistas apontam que vale a pena observar alguns cuidados para conseguir fazer uma venda de sucesso. A corretora Zulemar Maria recomenda que sejam feitos reparos essenciais no imóvel antes de abri-lo para a visitação. “Pintar as paredes de cores neutras, consertar defeitos mais aparentes – como pequenos vazamentos -, tirar mofo e infestações por insetos, além de fazer uma readequação elétrica e hidráulica são algumas das medidas”, sugere. Ela ainda alerta para não fazer uma grande reforma e gastar muito dinheiro, pois as mudanças podem não ser do agrado do comprador, que poderá ter de reformar tudo de novo. “É importante ver o que vale e o que não vale mudar antes de pôr o imóvel à venda”, acrescenta.
Visitação deve ser feitas quando o imóvel estiver organizado e apresentável
Energia Ainda de acordo com Zulemar, alguns detalhes podem prejudicar a venda se forem ignorados. “Se o potencial comprador só puder visitar o apartamento à noite, por exemplo, ele não pode chegar lá e a luz estar cortada”, exemplifica. A limpeza dos ambientes também é fundamental. “Um apartamento sujo não é nada interessante para quem está procurando comprar um imóvel. A maioria dos proprietários não dá muito a mínima para isso. A consequência é dificultar ainda mais o negócio e não conseguir um comprador”, aponta a corretora. Isto é, a marcação de visitas deve ser feita em dias e horários em que o lugar esteja arrumado e apresentável.
Uma opção para quem quer vender sua propriedade de mais maneira mais rápida é contratar uma boa imobiliária para cuidar do processo de venda, principalmente se o proprietário tiver pouco tempo disponível. A gerente de negócios Deisiane Albuquerque, 47 está querendo vender seu apartamento e conta com os serviços de uma corretora na qual confia. “Como não tenho experiência no setor e confio no trabalho da minha corretora, achei melhor não ficar à frente da venda, assim posso negociar meu apartamento em menos tempo”, diz Deisiane, que se preocupa em deixar sua unidade bem organizada.
Para a advogada especialista em direito imobiliário Emília Belo, um dos pontos cruciais da vistoria feita pelos compradores é a documentação dos vendedores e do imóvel ofertado. “O proprietário tem que demonstrar estar quite com o IPTU e estar em mãos com a certidão atualizada do imóvel, comprovando que o bem está em seu nome e não possui nenhuma dívida. Além disso, é importante que o dono esteja em dia com suas obrigações tributárias”, aconselha. Ou seja, a documentação em dia será um ponto a favor.