Delicados e frágeis, taças de cristal são itens que proporcionam muito charme e sofisticação na hora de receber amigos e familiares em casa. Podendo ser encontradas em diversos tamanhos, cores e formatos elas atendem a diversas propostas e ocasiões. Porém, a dúvida começa quando chega a hora de organizá-las dentro ou fora do armário. Você sabe a forma correta de guardar esses objetos?
O primeiro passso para uma arrumação certa, é pensar na organização do espaço e na decoração do lar. Em casas com crianças, por exemplo, é preferível que as taças fiquem na cozinha, a não ser que, na sala, haja um móvel que as deixe fora do alcance dos pequenos. Alguns projetos arquitetônicos contemplam as peças como elemento de decoração e as integram com o design do ambiente, mas também há alternativas para quem decora sozinho, como as cristaleiras, por exemplo.
Se sua vontade é decorar a sala com algumas taças e não houver espaço suficiente para alocar todas as peças, opte por deixar expostas apenas quatro unidades de cada tipo mais usado: as de vinho tinto, as de vinho branco, e por fim, as de espumante. O restante pode ser guardado na cozinha ou acomodado em caixas revestidas internamente com tecido, que são indicadas para esse uso. Se há um armário na sala que caibam todas as taças, organize-as de forma que os tipos mais altos fiquem no fundo e os baixos à frente: tal arrumação fica visualmente agradável.
Atenção para a posicão em que elas devem ser colocada: o melhor é deixá-las em pé. Guardá-las de cabeça para baixo deixa sua parte mais delicada, a boca da taça, exposta e isso aumenta o risco de trincar ou quebrar. Entre as taças, o recomendável é que se deixe espaço suficiente para que elas não se choquem frequentemente. É importante que, independente do local que sejam colocadas, as taças fiquem protegidas da poeira.