postado em 10/01/2014 12:09
/ atualizado em 10/01/2014 12:55
E chegou o verão. A estação mais esperada do ano, e a mais quente também, pode ser uma excelente oportunidade para mudar a decoração da casa e torná-la mais agradável. Ideias simples e pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças na organização e bem estar da casa. Para renovar os ambientes e enfrentar melhor o calor, o arquiteto santista Fabrício Forg apresenta três dicas simples e que podem ser adotadas sem grandes investimentos ou preocupações com reformas.
O calor desta época, que este ano apresenta temperaturas mais elevadas que em anos anteriores, pode ser amenizado com a presença de plantas no interior das casas e apartamentos. O arquiteto aconselha que o morador observe como se comporta a luz do sol nos cômodos , determine o lugar onde poderá ter um vaso de plantas e escolha a espécie ideal para trazer mais frescor à residência. Como existem plantas que necessitam de mais luz e outras de menos ou nenhuma a falta do sol não será impedimento para trazer um pouco da natureza para perto de você.
Uma outra dica para evitar o clima quente e para barrar a intensidade do sol, é o uso de cortinas e persianas. Forg destaca que a luz do sol é benéfica, porém seu excesso poderá comprometer a decoração do espaço prejudicando alguns materiais e objetos presentes no ambiente. O arquiteto pontua que é importante ter o cuidado de proteger janelas e vãos que se comunicam com o exterior por meio de cortinas ou persianas.
Ele afirma que para as cortinas, os linhos e os tecidos com tramas naturais são mais indicados porque permitem que a claridade entre no ambiente. Para as persianas, o interressante é utilizar telas com tramas naturais para as rolôs ou painéis, e paletas amadeiradas para os modelos que permitem regular a intensidade de luz.
Pontos de cor na decoração dos ambientes também é um ótima dica. Aproveitando o clima da estação, Forg orienta que sejam pontuados os ambientes com toques de cor, seja com tapetes ou objetos decorativos. Aos mais ousados, vale investir em uma nova pintura na parede ou um novo acabamento como um papel de parede. Aos mais tímidos, almofadas coloridas ou com tecidos que lembrem ondas do mar. O arquiteto afirma que neste sentido, toda cor é válida quando a intenção é trazer a alegria do calor do verão para os interiores.