Salão do Móvel de Milão dita tendências em design e decoração

Maior evento internacional da área ocupa as ruas da histórica cidade italiana e mostra tendências que vão estar nos quatro cantos do planeta

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/05/2014 13:13 / atualizado em 15/05/2014 13:21 Edson Chagas /A GAZETA

(Cosmit.it/Divulgação)
A Semana de Design de Milão está para a arquitetura de interiores assim como os desfiles de alta costura estão para a moda. Durante o tradicional Salão do Móvel, as maiores marcas de mobiliário do mundo expõem suas novidades para o seleto grupo de revendedores e consumidores que comprarão os seus produtos. Mas também para uma infinidade de profissionais que lotam a cidade italiana anualmente em abril em busca de renovação, inspiração e tendências.

Cerca de 300 mil visitantes dividem suas atenções entre o evento principal – que inclui o Salão de móvel, EuroCucina, Salão internacional do Banho e o Salão Satélite – e os mais de 200 eventos paralelos que tomam conta da cidade na Fuorisalone – a mostra paralela.

O arrojado centro de convenções Fiera Milano RHO, projetado pelos arquitetos Massimiliano e Doriana Fukas (que já vale a visita), 20 pavilhões expõem o que há de mais requintado e inovador em mobiliários, equipamentos e materiais. E atendendo ao título de principal evento da decoração mundial, os próprios estandes são atrações à parte, com sua arrojada "arquitetura efêmera" – aquela feita para nascer e morrer em curto espaço de tempo. Não se poupam investimentos para criar o ambiente de sonhos para lançar tendências e fechar negócios.

 

(Paola Campos/Divulgação)
 

Tradição e inovação

Enquanto os estandes do Salão têm maior foco nas transações comerciais e de divulgação, as mostras pela cidade têm perfil mais conceitual, estabelecendo uma ligação mais direta com os espaços urbanos. São locações tão diversas quanto galpões, jardins, apartamentos, pequenos sobrados e universidades. A tradicional marca francesa de cristais Baccarat celebrou seus 250 anos expondo suas peças monumentais em uma antiga igreja no histórico Bairro do Brera.

O Brasil marcou presença com as mostras Rio + Design, na região da Tortona, e Brazil S/A na região central. A marca holandesa Moori foi um dos destaques ao expor seus produtos integrados a uma exposição de fotografias em grandes formatos em um galpão rústico. A Triennale – museu de design – apresentou uma bela mostra de design italiano atual e do último século. E ainda há espaço para lojinhas de mimos (as pop upstores) e mesmo museus temporários pela cidade.

É fácil se perder em meio a tantas opções... Os arquitetos e designers que visitam o evento regularmente já sabem o que privilegiar e fecham o círculo nos estantes e eventos principais. Mas é preciso ter cuidado para não perder coisas interessantes fora do "mainstream". Pois, mesmo sabendo selecionar, é provável deixar a cidade lamentando não ter visto umas das tantas atrações de interesse.

 

(Cosmit.it/Divulgação)
 

Jovens talentos

O salão dedica anualmente espaço para divulgar o trabalho dos jovens talentos. Designers de até 35 anos selecionados nos cinco continentes mostram suas criações. Profissionais japoneses, coreanos, chilenos, belgas, franceses, norte-americanos, russos, malaios e de outras 23 nacionalidades mostram trabalhos mais conceituais e inovadores. Muitos enfatizando técnicas tradicionais de suas culturas, outros usando materiais tecnológicos.

 

O Salão Satélite – no italiano, Salone Satellite – inclui ainda a exposição de peças vencedoras do concurso realizado anualmente – um enorme prestígio para quem ganha. Ainda na linha conceitual, o Salão do Móvel inclui exposições sobre temas relevantes à arquitetura. Neste ano, uma instalação abordou o espaço onde vivem oito dos principais arquitetos em atividade no mundo hoje.

 

Entre nomes como a iraquiana Zaha Hadid, o polonês Daniel Libeskinf, o britânico David Chipperfield, os italianos Massimiliano e Doriana Fukas está o brasileiro Marcio Kogan, um dos grandes expoentes da arquitetura contemporânea nacional, cada vez mais reconhecido também no exterior.

 


(Cosmit.it/Divulgação)

 


(Cosmit.it/Divulgação)
 

 

 

Tags:

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
17 de outubro de 2014
26 de setembro de 2014
19 de setembro de 2014
09 de setembro de 2014
08 de setembro de 2014