Decorar sua casa pode ser algo bem divertido, mas requer criatividade e um dinheiro extra. No entanto, é possível fazer uma decoração simples, bonita e dentro do orçamento familiar. Antes de tudo, é preciso focar em algo na repaginada, seja mais simples ou clássico, com um toque de modernidade. Ao ornamentar de acordo com o perfil do morador, o ambiente ganha autenticidade, seja pela preferência de cores ou estampas ou pelos por hábitos, como uma pequena sala de leitura.
De acordo com o arquiteto Inácio dos Santos, a primeira coisa é planejar. "Algumas pessoas procuram a ajuda de um designer de interiores, porém se a ideia é economizar, a opção é pesquisar sobre o assunto e fazer um projeto a sua maneira. Existem vídeos na internet que ensinam como pintar, dar acabamento e até mesmo a melhor posição dos móveis. O ideal é ter curiosidade para pesquisar e iniciativa para fazer", destaca.
Para Úrsula Fontes, da Alameda Decor, mudou a maneira de decorar a casa. "As pessoas estão optando por mudar o visual de um ou dois ambientes. Trocam tecido de sofás, almofadas, cortinas, tapetes, entre outros materiais que compõem a decoração de um lar. Os clientes estão reduzindo custos, então devemos oferecer algo que caiba no orçamento", conta Úrsula.
Para uma das sócias da loja virtual Dela Home, Mônica Cavalcanti, a rede é uma grande aliada tanto para o consumidor, quanto para o vendedor. "A internet é um baú de novidades. É possível aprender a dar uma cara nova a alguns móveis e ver que simples objetos podem se transformar em peças de decoração bem interessantes. Isso é bom para o cliente, que tem várias opções de como deixar o lar com a sua cara e para o mercado que continua com sua rotatividade", ressalta Mônica. Ela aponta como tendência o uso de sousplat, argolas e guardanapos com estampas exclusivas na mudança do visual. “É possível fazer algo bonito sem gastar muito”, diz.
Decoração em pauta
Começou na última terça-feira, no RioMar Shopping, a primeira edição do RioMar Casa, evento para quem planeja deixar mais modernos os espaços da casa ou do escritório. Com o tema Cores, formas e texturas da casa contemporânea, a ação vai receber nomes conhecidos da arquitetura e design de interiores em mais de 1,3 mil m2, com 35 ambientes para o público, que vai ter acesso gratuito aos espaços.
Os visitantes também terão acesso a um mix comercial de gastronomia e de serviços. Durante os dias de programação, novidades serão apresentadas, incrementando a dinâmica do espaço, com versatilidade para profissionais, expositores e público. “O objetivo é valorizar o talento, a qualidade e a inovação no jeito de realizar, desde a escolha certa do local, dos profissionais e empresas envolvidos. E o tema escolhido será o ponto de partida para que os profissionais imprimam sua criatividade para desenvolver lindos espaços”, destacou a diretora do evento, Carla Guerra, a qual diz que estética não é sinônimo de luxo. O evento segue até o dia 25 de maio, no piso L3 do shopping.
Serviço
Dela Home
www.delahome.com.br
Alameda Decor
Telefone: (81) 3427-4810