Avaliação

Vários detalhes podem interferir no preço do imóvel

Desde a posição do sol até as condições financeiras do próprio condomínio precisam ser levadas em conta para fechar o negócio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/10/2016 13:54 Débora Eloy /Diario de Pernambuco

Os interesses da compra e venda de um imóvel, para quem está de fora da negociação, podem ser bem distintos. Porém, existe um ponto em comum que interessa a ambas as partes, a avaliação do imóvel. Tanto para quem adquire, quanto para quem repassa, a análise é o ponto de partida para estipular o preço das negociações.

O conselheiro federal do Cofeci (Conselho Federal de Corretores Imobiliários) e professor de avaliação imobiliária da UPE, Frederico Mendonça, explica que três pontos devem ser levados em consideração no caso de um apartamento: o próprio imóvel, o empreendimento e a localização. “Devem ser levadas em conta as condições físicas da casa ou apartamento, de conservação do investimento e a atualização documental”, esclarece Mendonça. Outra dica, quando se tratar de apartamentos é avaliar a estrutura do prédio e a situação econômica financeira em relação à inadimplência dos condôminos.

A localização pode ser considerada o ponto chave na hora de comprar e vender o imóvel. “Deve-se estar atento às prioridades do comprador. Se for uma família com filhos pequenos, uma localidade que facilite chegar à escola e ao trabalho precisa ser considerada. Para os aposentados, locais perto de praças, praia e shopping”, comenta o especialista.

A defensora pública Carolina Fink está vendendo seu apartamento e, na hora de avaliar, ela e o marido, o advogado Alexandre Homero, procuraram algumas dicas na internet. “Primeiro olhamos em sites para termos uma referência do valor do imóvel, depois chamamos um corretor, amigo do meu marido, para avaliar. A diferença entre o que achamos na internet foi de R$ 20 mil a mais em relação ao corretor”, relata.

 

Carolina Fink fotografou o apartamento para cotar com o especialista, antes de anunciar - Alexandre Fink / Divulgação Carolina Fink fotografou o apartamento para cotar com o especialista, antes de anunciar
 

 

A apresentação do imóvel é outro fator que precisa de atenção. “A primeira coisa é deixar o local em boas condições. Vale mais a pena fazer alguns reparos e pintar o local para impressionar o comprador do que perder a oportunidade de fechar negócio”, explica Frederico.

O engenheiro civil Roberto Assis explica as principais verificações que devem ser feitas. “É importante saber as divisões internas e se tem boa ventilação. Além, é claro, de testar instalações elétricas e hidráulicas”, revela. Para mostrar as condições do apartamento, Carolina apostou nas imagens, inclusive para ter noção de preços com especialistas. “Tirei algumas fotos para mostrar aos interessados as condições do apartamento, antes mesmo de fazer uma visita ao local. Já anunciei na internet”, comenta.

 

 

Tags: hotel

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
02 de junho de 2017
12 de maio de 2017
13 de fevereiro de 2017
02 de fevereiro de 2017