Residência e meio ambiente

Áreas verdes são apostas das construtoras

Natureza vem se tornando um atrativo a mais no condomínios residenciais espalhados pelo Recife

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

“Eu quero uma casa no campo, onde eu possa compor muitos rocks rurais e tenha somente a certeza dos amigos do peito e nada mais”. O trecho de Casa no campo, de Zé Rodrix e Tavita, gravada por Elis Regina, é um exemplo da vontade comum entre muitas pessoas de fugir para perto da natureza como uma tentativa de encontrar mais felicidade e calma. Depois da urbanização de muitas capitais brasileiras, aos poucos as pessoas passaram a viver mais distantes de áreas verdes. No entanto, algumas construtoras apostam em condomínios arborizados para atender ao público que não abre mão de morar próximo à natureza.


De acordo com o diretor regional da Moura Dubeux, Homero Moutinho, já são muitos empreendimentos que têm o paisagismo como atrativo. O médico Gustavo Menelau, 48, escolheu morar com a família em um condomínio que apresentava tais características. “Além de trazer uma beleza mais exótica, as plantas também contribuem para o bem-estar. Minha filha de sete anos adora brincar nas sombras das árvores”, relata.


Para a doutora em psicologia e diretora da Escola de Saúde e Educação da Faculdade dos Guararapes (FG), Letícia Scorsi, ter contato com elementos da natureza contribui para uma vida mais saudável. “Esse distanciamento do verde nos adoece. A rotina diária costuma ser a de sair de casa, entrar no carro e depois chegar ao trabalho. Durante esse tempo, não se respira ar natural nem se tem contato com a natureza. Isso não faz bem”.


A arquiteta paisagista Bruna Duran corrobora com a opinião da psicóloga. De acordo com ela, investir em jardins e áreas de lazer nos condomínios é um benefício para os moradores, pois o contato com a natureza influi diretamente na qualidade de vida dos usuários. O jardim surge como uma opção de recreação e contemplação. “O jardim é, ao mesmo tempo, ornamental, contemplativo e também o espaço de lazer, de convívio dos moradores, com playgroud, quadra esportiva, piscina e até pequenas trilhas ecológicas”, aponta Bruna.


A síndica e administradora Lourdes Braga, 55, defende a importância de ter algum tipo de vegetação próximo do lar. “O verde nas cidades é uma necessidade para todos. Além de ser belo, reduz o calor e deixa uma sensação boa”, comenta. Ela também fala da ideia que teve para montar uma horta no condomínio. “A ideia era fazer com que as pessoas interagissem mais umas com as outras através da colheita de algumas hortaliças”.

 

 

Tags:

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
02 de junho de 2017
12 de maio de 2017
13 de fevereiro de 2017
02 de fevereiro de 2017